“Não
é incomum avistarmos veículos com problemas nas rodovias, muitas
vezes provocados pela falta de manutenção: falha mecânica e
elétrica, superaquecimento do motor, pneu furado e até mesmo
falta de combustível (pane seca). Para essas situações, as
concessionárias das rodovias dispõem de serviços para garantir
a tranquilidade da sua viagem.
O
Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que
faz parte do Grupo Mapfre, desenvolveu um boletim técnico que reúne
as principais opções gratuitas. Confira:
Serviço
de atendimento ao usuário (SAU)
Equipado
com guinchos, ambulâncias e telefones de emergência para atender às
necessidades dos usuários, o SAU oferece também áreas de
descanso, sanitários, fraldários e até informações
turísticas.
Socorro
mecânico
São
veículos identificados, prontos para transportar um carro em pane
até um local seguro, como um posto de gasolina, ou auxiliar na
troca de pneus. Geralmente esses socorros são realizados por
inspetores de tráfego que circulam nas rodovias, acionados pelo
usuário por meio do 0800 da concessionária ou em um dos call
boxes da estrada.
Socorro
médico
Muitas
vezes realizados por unidades móveis de pronto atendimento da
própria rodovia, os primeiros socorros são feitos por
paramédicos treinados para situações de emergência, que também
seguem na ambulância com o usuário até o hospital.
Call
boxes
São
cabines telefônicas disponíveis ao longo da rodovia, para que o
usuário possa acionar os serviços do 0800. Em algumas
rodovias, esse auxílio é colocado a cada quilômetro.
Inspeção
de tráfego
Composto
por veículos da concessionária que efetuam rondas constantes na
rodovia a fim de melhorar o tráfego e garantir a segurança da
via, esse serviço toma providências em casos como animais na
pista, veículos quebrados, buracos, objetos na via e pontos
de engarrafamento.
Painel
de mensagem variável (PMV)
Oferece
informações ao usuário sobre as condições de tráfego,
informando sobre trechos congestionados, alertas sobre
interdições de faixas e até dicas de segurança viária.
Para
sua tranquilidade
– Sempre
tenha anotados os números de telefone dos serviços de atendimento
das concessionárias responsáveis pelas rodovias.
- Caso ocorram imprevistos durante a viagem, o usuário deve seguir as recomendações de segurança, sinalizando a parada ou pane. Havendo a necessidade de parar o veículo, deve fazê-lo em local seguro e comunicar imediatamente a concessionária, que irá avaliar o caso e enviar atendimento correspondente à sua ocorrência.”
Fonte:
Garagem 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!