sábado, 11 de março de 2017

IBGE prova que Dilma estava no caminho da retomada do crescimento; Temer destruiu tudo em 6 meses




"Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil teve uma queda de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) e que o governo Temer-PSDB deve provocar uma nova recessão em 2018.

Os dados são alarmantes, principalmente se levarmos em consideração que os dois primeiros trimestres de 2016 foram de recuperação, com diminuição de 0,6% da retração no primeiro e 0,3% no segundo. Vale lembrar que as medidas do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff contribuíram para isso – mesmo com o Congresso Nacional jogando contra o país.

O gráfico abaixo (
G1) com os dados o IBGE é bastante revelador quando ao Golpe de 2016. O caminho da retomada do crescimento conquistado por Dilma Rousseff foi totalmente suplantado pela política de desmonte do Estado brasileiro praticada por Michel Temer, Henrique Meireles e o PSDB. Os dois últimos trimestres de 2016, segundo o IBGE, registraram a interrupção da retomada com quedas consecutivas no PIB: 0,4% no terceiro; 0,2%, no quarto.
aa

Ainda de acordo com o gráfico, se o golpe não tivesse ocorrido, 2016 poderia ter fechado com PIB positivo.

O Golpe de 2016 foi uma lição para o povo brasileiro. Retiraram uma mulher honesta do poder, que – mesmo com os boicotes do legislativo – recolocou o país no rumo do crescimento, para implementar, a contragosto do povo brasileiro, uma política econômica que já não tinha dado certo com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, período em que o Brasil *quebrou nos anos de 1998, 2001 e 2002.

É um modelo irresponsável em todos os aspectos. Ele promove desigualdade, desemprego e recessão.

O ideal era que todos nós tivéssemos feito do governo FHC uma escola de gestão, para sabermos tudo o que um país de terceiro mundo não deve fazer para progredir. Se tivéssemos feito isso talvez o golpe não teria ocorrido.

Ainda há tempo de consertar, mas para isso é necessário conscientizar o povo brasileiro a não esperar 2018, relembrar FHC e colocar o STF contra a parede para trazer de volta aquela que estava conseguindo colocar o Brasil de volta ao crescimento. Dilma Rousseff é graduada em economia. 

Sabendo disso tudo, por que não lutar pelo ‘Anula Já’?
É necessário refletir." 


*Termo utilizado por economistas quando um Estado ou empresa não dispensa de recursos para arcar com todas as despesas e recorre a empréstimo para honrar os compromissos.

Fonte: debateprogressista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!