terça-feira, 28 de março de 2017

Justiça autoriza uso e importação de outra substância derivada da cannabis desde 2015

O tetrahidrocannabinol (THC) é utilizado no tratamento de doenças como epilepsia refratária, mal de Parkinson, esclerose múltipla e outras moléstias graves

A Justiça autorizou a utilização e importação de mais uma substância derivada da cannabis para propósito medicinal, o tetrahidrocannabinol (THC). Motivada pelo pedido do Ministério Público Federal (MPF), a decisão determina que o THC deixe de ser considerado uma susbstancia proibida no país nos próximos dez dias. Essa notícia é de dois anos atrás. É de 10/11/2015.


O THC, da mesma forma que o cannabidiol (CBD), já liberado, é utilizado no tratamento de doenças como epilepsia refratária, mal de Parkinson, esclerose múltipla e outras moléstias graves. Além de retirar o THC da lista de proibição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá que permitir a importação de medicamentos que contenham ambas as substâncias. A prescrição delas também foi liberada, e a Anvisa, junto ao Ministério da Saúde, deve permitir e fiscalizar pesquisas científicas da cannabis sativa e outras espécies.
O MPF solicitou também, ainda sem resposta da Justiça, a possibilidade de importação de sementes da planta com fim medicinal. Os procuradores alegam que esse uso não é recente: acontece há seis mil anos e não foram identificados efeitos colaterais.”
Fonte: Correio braziliense  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!