quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Funções dos membros da Câmara do deputados federais


 Rodrigo Maia (DEM) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados Federais em Brasília

Leia abaixo qual é a função de cada membro da Mesa Diretora da Câmara:

  • "Presidente: Além de ter direito a residência oficial e corpo robusto de funcionários, o presidente da Câmara tem a função de conduzir e representar a Casa. O presidente tem o poder regimental de decidir, em última instância, o que será colocado em pauta no plenário. Esse é um dos pontos que mais trazem poder ao presidente da Câmara, visto que ele pode colocar ou tirar de votação temas de interesse do presidente da República. Além disso, após o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente da Câmara passou a ser o primeiro na linha sucessória. Dessa forma, quem for eleito para o posto assumirá a presidência sempre que Temer estiver fora do país.

  • Vice-presidentes: Entre as principais atribuições do primeiro vice-presidente, está a de substituir o presidente em caso de ausência ou impedimento. Ele é responsável ainda por dar parecer sobre projetos de resolução e requerimentos de informação. 

  • segundo vice-presidente pode assumir a presidência da Câmara quando o presidente e o vice-presidente estiverem ausentes. Ele também examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados e incentiva a interação da Câmara com órgãos do poder legislativo estaduais.

  • Secretários: Cabe ao primeiro-secretário gerir os serviços administrativos da Câmara, validar as despesas, fazer a correspondência oficial e decidir recursos contra o Diretor-Geral da Casa. 

  • segundo-secretário cuida de estágios, passaportes diplomáticos e prêmios concedidos pela Câmara. 

  • Já o representante da 
    terceira-secretaria reembolsa os gastos dos parlamentares com passagens aéreas e examina faltas e pedidos de licença.
    quarto-secretário gere o programa habitacional da Câmara.

  • Suplentes: podem participar das reuniões da Mesa e substituem os secretários em caso de falta, de acordo com a numeração ordinal.”
Fonte: G1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!