segunda-feira, 3 de maio de 2021

Reportagem: "Eleição de Protetores Independentes dos Animais"

Eleitores (as) esperando sua vez

Por Ana Lúcia Dias


Em meio a pandemia, todos de máscara com o álcool gel a disposição dos participantes foi realizada a eleição dos protetores independentes que serão representantes  COMVIDA - Conselho Municipal  de Proteção, defesa e Valorização da Vida Animal,  em 30 de abril das 17h às 19h, na "Casa dos Conselhos", localizada no andar superior do Mercado Municipal, onde estiveram presentes 100 pessoas, que apenas votaram na porta, em um esquema preparado pela equipe da Comissão Eleitoral do COMVIDA - de Poços de Caldas. 

 

A exigência era morar em Poços de Caldas, tanto que foi exigido um comprovante de residência e um documento com foto. O eleitor preenchia um formulário com seus dados: nome completo e o número do documento pessoal (RG ou CPF), mostrava seu comprovante de endereço. A pessoa recebia uma cédula em papel, era direcionado a uma sala no corredor e lá votava. Depois colocava seu voto em uma urna de papelão que foi averiguada, se lacrada, por dois votantes que chegaram no local em primeiro lugar, que fizeram parte da "Abertura da Votação (como demonstra o documento).

  

A Comissão Eleitoral do COMVIDA é formada por Ana Paula Silveira Corrêa, Aretha Carneiro Corrêa e Jorge Miguel Ferreira do Lago - Servidores Municipais, que são escalados a cada dois anos para eleição dos representantes da Sociedade Civil "Protetores dos Animais" desta vez para exercício de 2021 a 2023.  


Os candidatos habilitados foram: Associação de Amigos e Protetores de Animais de Poços de CaldasAAPA, que foi a única Associação demonstrou interesse em participar do Conselho e que terá a titular a Flávia Reis Rozinholi e Fernanda Aline Claudiano como suplente. As duas outras vagas serão preenchidas por protetores independentes, que têm a incumbência principal a proteção dos animais. "Para as vagas destinadas aos representantes de entidades associativas ou protetores independentes que tenham por objetivo a proteção dos animais" termo contido no inciso V do artigo 3º da Lei 9.231/2018. 


O que são Conselhos Municipais e qual a sua função?


Os mais votados foram: Maria Cristina Pasculli  (60 votos) e Maria Teresinha Mafra (25 votos), e como suplente Lúcio Corrêa Cassila (15 votos), os membros titulares, de acordo com o resultado das eleições, e nos casos de desistência no decorrer do mandato, serão respeitadas a ordem classificatória.


O COMVIDA é um Conselho Municipal composto por oito membros, sendo: 


  • Um representante indicado pela Secretaria de Zoonoses da Prefeitura de Poços de Caldas;


  • Outro representante é indicado pela Secretaria Municipal de Planejamento, desenvolvimento Urbano e Meio  
  • Ambiente;


  • Um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais;

  • Um representante da Associação de representatividade junto às clínicas veterinárias.

  • Um representante de uma das Universidades com sede no município que disponha do curso de  Medicina Veterinária;

  • Três representantes de entidades associativas ou protetores independentes que tenham por objeto a proteção dos animais;

  • Um representante da Polícia do Meio Ambiente ou outro órgão correlato.


No vídeo, Ana Paula S. Corrêa explica como são os procedimentos da eleição de "protetores independentes dos animais"
Fonte: O Guardião da Montanha - Jornal on-line

Parabéns a todas as pessoas que dispuseram-se a votar para conseguirmos proteger nossos animais.


Fonte: reportagem OGM - O Guardião da Montanha - jornal on-line  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!