quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Novo articulista de O Guardião da Montanha

Frei Gilvander
Convidamos o frei Gilvander, da Comissão  Pastoral da Terra – CPT, para ele ser nosso articulista,  quando ele veio especialmente de Belo Horizonte para Poços de Caldas para participar de O Grito dos Excluídos em Poços de Caldas, MG

Depois dele ver o conteúdo do O Guardião da Montanha – Jornal online: no  oblogdoguardiao,   que não publica crimes e violência, que não quer competir com a TV aberta. 

 O Guardião da Montanha se preocupa em informar ao leitor: seus direitos e informa a partir de fontes confiáveis, fatos e assuntos de saúde, política, ecologia, meio ambiente, justiça e cultura. E faz cobertura de eventos em Poços e Região. Ele aceitou.

Inclusive, permitindo a inserção de seus vídeos no blog, nos vários cantos do país onde ele vai, sempre lutando por mais dignidade do povo brasileiro e pela terra.  

Ele irá escrever e mostrar seu trabalho a partir de vídeos, em favor dos Direitos Humanos, a Luta pela Terra em todo o país, às terças-feiras. 

Será um prazer incluir um articulista, como o frei Gilvander, um homem iluminado, da ordem Carmelita, que a partir de sua visão

humanista faz reportagens e entrevistas sobre a luta pela terra, moradias dignas, na verdade, Faz valer os direitos de todo o ser humano escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Brasileira de 1988.

Gilvander Luís Moreira, mineiro, que nasceu em um sítio em Pindaíba, no pequeno município de Rio Paranaíba, na região de Alto Paranaíba, MG; Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Ciências Bíblicas; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG.

Foi também um dos redatores da Revista Mensageiro da Família Carmelitana. Participa do trabalho pastoral com Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – Durante cinco anos na periferia de Curitiba, PR, na Vila Parolin; quatro anos na periferia de São Paulo, SP, em algumas favelas no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo; nove anos em Belo Horizonte, na Vila Acaba Mundo, no Sion. 

Integrou a equipe de Redação do Livro: Nasce, vive e morre na Contramão atrapalhando o Sábado, do CEBI/MG para o mês da Bíblia de 1995. 

Escreve artigos para Jornais e Revistas, tais como: Jornal PELEJANDO, da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, Jornal das CEBs de Governador Valadares, MG, e os jornais OPINIÃO, FALA CALIFÓRNIA, JORNAL NOROESTE, REVISTA ADOREMOS, Revista ECOLOGIA INTEGRAL, JORNAL TRIBUNA DO NOROESTE.

Livros publicados: – COMPAIXÃO-MISERICÓRDIA, uma espiritualidade que humaniza. – LUCAS-ATOS - Teologia da História, DESAFIOS DE SER CRISTÃO EM TEMPOS DE EXCLUSÃO – , Resgatando a identidade das CEBs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!