domingo, 5 de maio de 2019

Educação: "MEC reduzirá verba a cursos de filosofia e sociologia"

O presidente da República, Jair Bolsonaro, realiza live nas redes sociais - 25/04/2019 (Facebook/Reprodução)


"Ministro cita o caso do Japão e disse que formação pode ser estudada desde que 'com dinheiro próprio'; presidente foi além e falou em cursos de 'humanas"



Por Redação – VEJA.com

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) elogiou nesta sexta-feira, 26, a posição do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de propor a redução dos investimentos em cursos de filosofia para priorizar áreas que, na visão dele, “geram retorno de fato”, como enfermagem, veterinária, engenharia e medicina.

A proposta de Weintraub foi anunciada nesta quinta, durante transmissão ao vivo pelo Facebook ao lado de Bolsonaro. O ministro não detalhou como isso funcionará, mas disse que os alunos atuais não serão afetados e adiantou se espelhar no Japão, país que tomou medidas semelhantes na área da educação.

O Japão que é um país que está tirando dinheiro público, do pagador de imposto, de faculdades para a pessoa que já é muito rica, como, por exemplo, filosofia. Pode estar filosofia? Pode, com dinheiro próprio”.

Começou com filosofia, mas já está estendendo. Ainda no exemplo japonês, Weintraub menciona sociologia. Em sua mensagem no Twitter sobre o tema, Jair Bolsonaro já inclui a expressão “(humanas)” para mostrar que esse redirecionamento de gastos pode ser ainda mais amplo.

A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”, escreveu, na rede social.”

Fonte: veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!