quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Educação: como se preparar para a primeira fase da Unicamp 2017?


 “No próximo domingo (20), mais de 73 mil candidatos farão a prova da primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão disputadas 3.330 vagas em 70 cursos de graduação. A prova terá início às 13h, com duração máxima de 5 horas (consulte aqui seu local de prova).

A essa altura do campeonato, não há muito mais a fazer em termos de estudo, mas há algumas coisas às quais você deve dar bastante atenção nessa reta final da preparação, como relembrar os detalhes sobre a prova, ver dicas de alimentação, o que levar, o que comer e o que fazer no dia da prova. Veja:

Como é o vestibular
A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada uma terá quatro alternativas.

A prova de Redação será aplicada na segunda fase.

Na segunda fase, as provas são feitas em três dias consecutivos, com quatro horas de duração: no primeiro dia, prova de português, literatura e redação; no segundo dia, prova de história, geografia e matemática; no terceiro dia, prova de física, química e biologia. A prova de Redação consiste em dois textos, de gêneros diferentes. Além disso, as questões de inglês só estão presentes na primeira fase.
A redação vale 20% da nota final. A primeira fase, somada ao Enem, vale 30% da nota final e a segunda fase responde por 50%.

O que fazer na véspera da prova

Descanso é fundamental
Aproveite o dia para descansar e durma cedo. Nada de balada e computador até de madrugada. Não estude nem revise o conteúdo horas antes da prova. Isso só vai deixá-lo estressado e com a mente sobrecarregada. Você não vai aprender nada novo. Acredite!

Planejamento
Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe quanto tempo de antecedência é necessário para sair de casa, levando em conta que você deverá chegar uma hora antes do início da prova. É importante lembrar que no sábado e no domingo as proximidades da prova poderão estar com muito trânsito.

Material
Separe a documentação necessária: cartão de confirmação de inscrição e documento com foto, como a carteira de identidade (RG).

Para realizar a prova, é preciso levar: lápis preto, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta, fabricadas em material transparente. Também é permitido usar régua e compasso. Procure levar mais de uma caneta, por precaução.

O que fazer no dia da prova

Alimentação
Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Evite comidas gordurosas, que podem provocar mal estar. Não esqueça de separar o lanche para a hora da prova e a garrafa de água.
O que vestir e levar
Cheque a previsão do tempo e verifique que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.

É proibido usar protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol, e também portar qualquer aparelho eletrônico na hora da prova. Celulares serão depositados, desligados, em embalagens fornecidas pelos fiscais. Confira se o material separado na véspera está de acordo com o que é permitido pela Comissão.


Horário
Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
                                        

Planeje bem! Lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga na chegada. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se chegar atrasado…

O recomendado é chegar uma hora antes do início da prova, ou seja, às 12h, quando terá início a entrada no prédio.

Pausas
Reserve dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. As pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.

Consultoria: Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante; Alexandre Linares, professor do Cursinho Maximize.


Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!