domingo, 6 de novembro de 2016

Balanço do Enem 2016

Com o número de candidatos superior ao de 2015, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 chegou a surpreender aos organizadores.  

"Este ano, 8.627.195 milhões de alunos se inscreveram para o exame, fazendo desta edição a segunda maior do Enem, atrás apenas de 2014 (que teve 8.722.239 inscritos). No ano passado, foram 7,7 milhões de inscritos, uma queda de 11,2% em relação a 2014, o que interrompeu uma sequência de recordes de inscrições registrados desde 2008.

Até o início da tarde da última sexta-feira (4), 7,1 milhões de estudantes, 82% dos inscritos, haviam acessado o cartão de confirmação da prova. Isso significa que mais de 1 milhão de estudantes ainda não confirmou  a participação nas provas e não sabe onde realizará o exame.

Enem remarcado

Na semana antes da prova, 240.404 candidatos  (2.79% do total dos 8,6 milhões inscritos) tiveram o Enem adiado pelo Ministério da Educação (MEC) devido ocupações de estudantes em 364 escolas que foram listadas como locais de prova. A lista ganhou outros 29.000 nomes neste sábado. Eles farão o exame em 3 e 4 de dezembro. Segundo Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, se houver imprevistos, a quantidade de candidatos que não farão a prova neste fim de semana pode aumentar.

Espero que não aconteça, mas se houver algum evento no domingo que obrigue o cancelamento da prova, os candidatos poderão fazer o exame na segunda leva em dezembro”, explicou Fini, na sexta-feira, durante a divulgação da lista completa dos locais de prova ocupados que tiveram o Enem adiado. Ela também lamentou a coincidência de datas entre os vestibulares regionais e o Enem remarcado. “Lamento muito, mas esses estudantes terão de escolher entre um exame e outro”, disse.

Provas

Os participantes do Enem tiveram no primeiro dia quatro horas e meia para realizar duas provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

No domingo, os candidatos tiveram as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física), Matemática e a redação. O tempo de realização da prova foi de 5 horas e meia.
O cartão de confirmação do exame não foi distribuído pelos Correios – o acesso a ele é feito pela internet para a checagem de endereços e dos dados dos participantes. Apesar de não ser obrigatório para o acesso ao local de prova, o MEC aconselhou a impressão do cartão. O ideal é que o candidato leve a cópia do cartão, que contém os detalhes do endereço do local de prova, junto com o documento de identidade com fotografia.


Dados biométricos

O Enem é um exame que, além de avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras, dá acesso a universidades federais, estaduais e privadas. As notas da prova também são utilizadas para obtenção de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem concede diploma do ensino médio a pessoas com mais de 18 anos que atinjam média exigida pelo MEC.

Três novidades foram incluídas na edição de 2016 de Enem. Pela primeira vez, todos os participantes terão coleta de dados biométricos, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação do exame. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra – a ideia é melhorar a segurança e evitar fraudes. Também é a primeira vez que os inscritos podem acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones.”

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!