domingo, 12 de janeiro de 2020

"Faça valer a pena este ano"








Por J.J. Abdala, articulista de domingo.

 "O ANO É 2020. Isso mesmo nos preparamos para chegada de mais um ano, enfim ele chegou, 2020 ano bissexto, qual o impacto em nossas vidas? No ano de 1999 me recordo que me apurei, corri para dar conta da leitura de um livro de Nostradamus, A Profecia, e por fim o mundo não acabou.
Imagino eu em minha pequenez que o mundo acabe sim, para quem morre e nós fazemos a gentileza diária de acabar com o mundo, com nossas atitudes, com nossas ganâncias e escolhas mal feitas, que fique bem claro isso é uma opinião extremante pessoal.
Com a chegada de 2020, me faz lembrar a passagem dos anos e um trecho do manuscrito de Galileu Galilei, um importantíssimo homem de ciências italiano, que certa vez perguntado a ele. Quantos anos você tem? Ele respondeu: Oito ou talvez dez, em evidente contradição com a farta barba branca que trazia no rosto.
Logo em seguida, ele explicou sua resposta: - Tenho, na verdade, apenas os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais, do mesmo modo que também não tenho as moedas que já gastei. Devemos, como Galileu Galilei, valorizar o tempo que nos resta e não ficarmos lamentando o tempo que já passou. E se formos inteligentes, o tempo que nos resta, pode ser, ainda, muito bem aproveitado.
Isso que nos dizer o que? Que devemos viver o hoje, deixar de viver o passado ou no passado, construir a cada dia um mundo novo, trazendo na essência uma qualidade de vida, voltar ao passado sim, quando se fizer necessário para corrigir erros e fazer acertos, pelo contrario, jamais.
O ontem já passou, olha só hoje é dia 10 de janeiro de 2020, ou seja, dez dias deste novo ano, já passaram e consequentemente muitos iram passar, e numa velocidade tremenda, que se piscarmos os olhos, já passou, dai suas promessas de ano novo, já não serão mais novas, seu ano já será 2020 e sim 2021 e consequente. O mundo não para, então caros leitores amigos, não perca seu tempo com bobagens, não dê idade a sua vida e sim vida a sua idade. Porque o bom da vida é o viver, o sentindo da vida é amar. Como dizia o Psicanalista e Filósofo Alemão Erich Fromm, "O amor é um desafio constante". Não é um lugar de descanso, mas de movimento, crescimento, trabalho em conjunto; que haja harmonia e conflito, alegria ou tristeza, isto é secundário para o fato fundamental de que dois seres se experimentam desde a essência da sua existência, que estão comprometidos com o relacionamento e não estão juntos para fugir de si mesmos.
Faça valer a pena este ano, deixe velhos hábitos de lado, se recicle, vire a página, não somente do calendário, da sua vida, se aventure, se arrisque obviamente com moderação, chegue ao final de 2020 com a sensação de dever cumprido, jamais com o sentimento de que poderia ter sido melhor, que poderia ter feito algo melhor para você, para aqueles que o rodeiam e para o mundo. Não deixe que 2020 seja apenas mais um ano.”

O articulista J.J Abdala para O Guardião da Montanha. 
Ele reside no Paraguay. É graduado em Direito, ex-diplomata e Licenciado em comércio internacional e Ciências Políticas na Universidade Católica Nuestra Señora de La Asuncion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!