domingo, 26 de janeiro de 2020

Primeiro encontro de Mulheres da Capoeira Filhas do Bonfim

Mulheres no primeiro Encontro feminino de capoeiristas de Rio Pardo, SP


"Em 18 de janeiro, em São José do Rio Pardo, SP, o primeiro encontro Feminino de Mulheres da Capoeira Filhas do Bonfim. O evento foi organizado pela ala feminina do grupo, contou com a presença de grandes Mestres inclusive com um dos fundadores do grupo, Mestre Senna, que prestigiou e reforçou a importância de as mulheres estarem mais presentes nas rodas de capoeira.  

“Na história da capoeira, conta-se que Bimba foi um dos grandes Mestres que com sua capoeira trouxe mulheres para dentro da convivência masculina das rodas... e entre elas a famosa Maria 12 Homens, Calça Rala, Nega Didi Maria para o Bonde entre outras”. (fonte: Axé Senzala). 

“Sendo assim nosso evento foi muito relevante, pois é muito difícil a permanência das mulheres na capoeira” conta a coordenadora e professora, Karen Gonçalves.

Esse movimento inspira as mulheres que gostam a treinarem e serem mais participativas nas Rodas de Capoeira, a se sentirem empoderadas, além da união e garra que todas demonstraram na ocasião. Outro aspecto, é que com este espaço de representatividade nós mulheres acabamos nos espelhando umas nas outras, em busca de alcançar as mais altas graduações na capoeira. “Em nosso grupo poucas alcançaram tal lugar, mas cremos que com esse novo olhar e com mais eventos como este, logo teremos muitas delas voando longe”, afirma à coordenadora e professora Karen Gonçalves.

O evento contou com oficinas de dança típicas como Carimbo, entre outras com alunas da cidade de Caldas. Samba de Roda, com Lucia Vera, a presidente do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei para os participantes masculinos mix de “aulões”, e percussão com Maria Augusta. 
O grupo todo, mulheres e homens que jogam capoeira em São José do Rio Pardo, SP

Apresentação de Maculelê, pelas alunas de São José do Rio Pardo e Itobi, sendo delas a abertura do evento. 
Esteve presente também a Contramestre Maria Matos (Filhos do Bonfim), que diz: “O 1° Encontro Feminino em São José do Rio Pardo, SP foi um divisor de águas pra mim. Venho participando de vários eventos ao longo da minha vida (28 anos de Capoeira), honestamente posso dizer que raramente pude observar abertura para a participação efetiva das mulheres, fiquei realmente emocionada, pois a partir deste, tenho convicção de que iremos nos fortalecer e aparecer mais", afirma.
A professora e coordenadora Karen diz que “a repercussão foi muito positiva e, que durante o ano serão realizadas outras ações e oficinas." O evento foi encerrado, com roda e saltos acrobáticos, seguido por um belo café e confraternização entre os presentes.” 
Fonte:  Presidente do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, Lucia Vera 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!