sexta-feira, 21 de outubro de 2016

AJUDE O MINISTÉRIO PÚBLICO A COMBATER A CORRUPÇÃO

Compartilhe os conteúdos da campanha "#CORRUPÇÃONÃO" na internet e mobilize seus amigos para essa luta.

"Se você fica indignado com a falta de ética, irregularidades e desonestidade em atividades do dia a dia, você é um importante aliado do Ministério Público no combate à corrupção. E para promover mudanças em favor da sociedade, em qualquer parte do mundo, sua participação na campanha "#CORRUPÇÃONÃO!" é fundamental. Veja alguns passos para se engajar nesta luta:
  1. Pense nisso: corrupção nem sempre envolve grandes quantias de dinheiro ou favorecimentos ilícitos. Todos os dias, temos a oportunidade de dizer NÃO a pequenos gestos corruptos, como furar fila, comprar produtos piratas, bater o ponto do colega de trabalho ou tentar subornar um guarda para não levar multa.
  2. Dê o exemplo: caso apareça uma oportunidade de tirar vantagem de forma irregular, diga para você mesmo: NÃO! Além disso, você pode fazer mais. Se testemunhar algum
  3.  caso de corrupção ativa ou passiva, tráfico de influência e mau uso do dinheiro público, denuncie ao Ministério Público do seu país (veja a lista completa no rodapé do site);
  4. Fiscalize: a participação popular é uma importante ferramenta de combate à corrupção. Se tiver oportunidade, participe dos conselhos de sua comunidade e de audiências públicas que tratam de orçamento. Assim, ficará mais fácil perceber favorecimentos ou desvio de recursos. E sempre que observar algo errado, denuncie;

Informe‐se: em alguns países, já é possível fiscalizar os gastos do dinheiro público na internet. Os dados ficam disponíveis nos sites de governos e instituições que trabalham com dinheiro público, além de portais criados por organizações relacionadas à transparência ou, ainda, pela imprensa. Pesquise, questione e fique de olho!
  1. Inspire‐se: é bom saber que é possível, sim, acabar com a corrupção. Na Suécia, por exemplo, foram registrados apenas dois casos de corrupção nos últimos 30 anos. E ambos foram severamente punidos*. Qual o segredo? Investir na educação, na melhor distribuição da renda e na transparência dos atos do poder público. 

Divulgue a campanha: não resta dúvida sobre a importância de dizer NÃO à corrupção! Entre nesse movimento e divulgue a campanha da maneira que preferir. Curta a Fan Page, compartilhe as peças publicitárias e comente o conteúdo da campanha nas redes sociais. E lembre-se de utilizar a hashtag #CORRUPÇÃONÃO. Além disso, convide a família e os amigos para essa mobilização."

Fonte: * Informação disponibilizada em matéria do portal Pragmatismo Político.

O Ministério Público Federal (MPF) começou a colher, em todo o Brasil, assinaturas de cidadãos que apoiam dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário. A íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site: www.10medidas.mpf.mp.br .

O MPF tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. O cidadão pode procurar a unidade do MPF mais próxima de seu domicílio para assinar a ficha de apoiamento (confira aqui os endereços) ou imprimir a ficha a partir do site, coletar dados e assinaturas e depois entregar em uma sede do MPF ou enviar pelo correio para o endereço da Força-Tarefa Lava Jato em Curitiba: Procuradoria da República no Paraná, Rua Marechal Deodoro, 933 - Centro, Cep 80060-010 – Curitiba/PR.

As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.”


Fonte: MPF – Ministério Público Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!