“Os pneus são
extremamente importantes para o veículo. Eles ajudam na estabilidade
e são fundamentais para manter o carro em atrito com o solo,
especialmente em pisos molhados. Por isso, saber como cuidar dos
pneus pode evitar acidentes, além de economizar com gastos
desnecessários. Em geral, a vida útil de um pneu é estimada entre
30 mil e 70 mil quilômetros. Porém, esse prazo pode cair bastante
se o seu uso for incorreto. Pensando nisso, o iCarros listou alguns
cuidados que podem fazer seus pneus durarem mais.
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hábitos errados que você tem ao volante
- Acelerar e frear
bruscamente com frequência
Essas ações desgatam
prematuramente a banda de rodagem, fazendo com que os pneus durem
menos. Nesse sentido, também é bom evitar girar o volante com o
carro parado.
- Fazer curvas em alta
velocidade
É o mesmo princípio
acima, você estará causando maior desgate, especialmente no ombro
do pneu, reduzindo a sua durabilidade.
- Dirigir sempre em
alta velocidade
Isso superaquece os
pneus, acelerando o seu desgaste.
- Subir ou descer
desníveis
Subir guias de calçadas,
por exemplo, é um péssimo hábito, por isso, evite sempre que
possível. Isso causa deformação na estrutura do pneu. É o caso
também de evitar parar com o pneu encostado na guia.
- Passar por buracos
De novo, é o mesmo
princípio do caso acima. Impactos e atritos na borracha podem causar
danos irreversíveis.
- Raspar o pneu no
meio-fio
Isso pode causar bolhas,
exigindo que o pneu seja substituído.
- Não calibrar os
pneus regularmente
O ideal é calibrar os
quatro pneus a cada 15 dias ou semanalmente se você faz uso severo
do veículo, seguindo sempre a pressão recomendada no manual do
fabricante de acordo com o número de passageiros e a carga a ser
transportada.
E sempre com os pneus
ainda frios, ou seja, depois de rodar no máximo cinco ou seis
quilômetros. Pneus cheios demais desgastam prematuramente a parte
central e ficam mais suscetíveis a impactos, enquanto pneus murchos
desgastam primeiro as bordas e o ombro (a lateral que não faz parte
da faixa de rodagem).
- Não fazer
alinhamento
Sempre que colocar pneus
novos, a cada 10 mil quilômetros ou quando notar o volante puxando
para um dos lados, é importante fazer o alinhamento. Rodar com o
veículo desalinhado causa desgaste prematuro e irregular dos pneus.
- Não fazer o rodízio
de pneus
Para que a borracha sofra
um desgaste regular, o correto é sempre alterar a posição dos
pneus entre os eixos dianteiro e traseiro a cada 5.000 km (para pneus
diagonais) ou 8.000 quilômetros (para pneus radiais) - o prazo ideal
está descrito no manual do veículo. Mas é importante ficar atento,
pois a ordem do rodízio varia no caso de modelos com tração 4x4 ou
se o pneu possui apenas um sentido de rodagem.
- Limpar com produtos
abrasivos
O famosos "pretinhos"
são comuns nos lava-rápidos, mas os fabricantes recomendam limpeza
apenas com água e sabão neutro. Alguns produtos químicos podem
reagir com a borracha, reduzindo sua vida útil.
- Rodar com um pneu
furado
Em alguns casos, é
possível reparar um pneu furado. Contudo, se você rodar muito tempo
com ele murcho, o desgaste pode tornar isso inviável. Se houver
danos na lateral, como bolhar, é necessário trocá-lo.”
Fonte:
iCarros
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