segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Quais doenças a melatonina pode ajudar a prevenir?



Múltiplas ações

Estudos sobre atuação do hormônio do sono no organismo ainda são recentes


Pesquisa apontam que a melatonina pode auxiliar na prevenção de diversas doenças. Saiba quais são:

Enxaqueca Um estudo brasileiro coordenado pelo neurologista Mario Peres, do Hospital Albert Einstein, mostrou que a melatonina é eficaz na prevenção de enxaqueca em pessoas que têm crises com frequência. Conforme os resultados da pesquisa, pílulas contendo a substância parecem ser melhores para evitar as fortes dores de cabeça do que os medicamentos mais utilizados atualmente.


Câncer Pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) em colaboração com o Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, indicou que a melatonina consegue inibir o crescimento do câncer de mama, entre outros, reduzindo a produção de células cancerosas e bloqueando a formação de novos vasos sanguíneos do tumor.

Queda de cabelo
Estudos mostram que o uso tópico — aplicado na região afetada — de produtos à base de melatonina pode apresentar resultados satisfatórios na redução da queda de cabelo por causas genéticas.

Insônia em idosos
Durante o envelhecimento, a produção de melatonina sofre um declínio gradual. Pesquisadores já indicaram que, nestes casos, a terapia de reposição da melatonina pode contribuir para restaurar um estado mais saudável do organismo.

Alzheimer
A capacidade deste hormônio de manter os tecidos em bom estado e proteger dos radicais livres está levando pesquisadores a testar seus efeitos sobre doenças degenerativas, como o Alzheimer. Estudos realizados em animais apontaram que ela pode retardar o avanço da enfermidade.

Depressão
Diversos estudos já associaram a falta de iluminação com sintomas de depressão. Um novo tipo de medicamento, que atua nos receptores de melatonina, vem sendo comercializado como uma nova e promissora classe de antidepressivos.

Diabetes
Pesquisa feita na Universidade Harvard, nos EUA, concluiu que a diminuição da secreção de melatonina está relacionada a uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 2 em adultos.

Os autores relataram que, mesmo em pessoas que não apresentam diabetes, baixos níveis noturnos de melatonina estão relacionados a um aumento da resistência à insulina.

Antioxidante
O hormônio também é um antioxidante bastante potente, já que ajuda a prevenir os danos celulares provocados por radicais livres. Ele já foi apontado em estudos como um antioxidante mais eficiente que as vitaminas E e C.

Fonte: ZH vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!