sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O que Temer não contou!

Presidente Michel Temer

"A PEC 241 de Temer foi aprovada em primeiro turno pela câmara dos deputados; mas maioria desconhece reformas, por exemplo, “a PEC 241 diminuirá o gasto em saúde. Será uma calamidade”, diz professor de medicina da USP e vice-presidente da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva–, Mário Scheffer.

Enquanto o governo federal aprova a PEC 241, com 366 votos dos deputados federais a favor, entidades ligadas à saúde se posicionam contra o limite de gastos na saúde pública.

A PEC 241, aprovada em primeiro turno na câmara dos deputados, limita por 20 anos o aumento do gasto público à inflação do último ano medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor –.

Existe uma estimativa de perdas de recursos para saúde pública de cerca de R$ 433 bilhões nas próximas duas décadas, argumenta o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O professor de medicina da USP, Scheffer, diz que “será uma Calamidade”, essa redução dos recursos públicos em saúde. “Nos próximos 20 anos, o sistema de saúde teria de ter novos investimentos e não a retração dos mesmos, pois a população idosa estará o dobro nesse período, teremos 35 milhões de brasileiros em 2035. O SUS vai gastar cada vez mais com doenças crônicas, degenerativas, do coração, com vários tipos de câncer”.

Esse texto aprovado pelos deputados em primeiro turno, ainda será votado pelos mesmos em uma nova votação e será analisado pelo Senado.

Possivelmente com a aprovação da PEC 241, o país terá a maior crise sanitária desde a criação do SUS, em 1988, contradizendo o que o governo Temer afirmou."


Fonte: UOL    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!