segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Se o voto fosse facultativo, você iria votar?

Levantamento do IBOPE constata do mesmo modo como cresceram os votos brancos e nulos, aumentaram os brasileiros contrários à obrigatoriedade do voto. “Em uma democracia não existe a obrigação de votar e sim a opção de votar. Diante da não obrigatoriedade, os governantes teriam de ser super corretos, principalmente naquilo que prometeram fazer nos municípios, estados e no país, com ética e competência".

De acordo com pesquisa do IBOPE, desde 2010 os que eram contra voto obrigatório cresceu de 51% para 54% a taxa dos que são contra o voto obrigatório. A pesquisa também revela que em 2016, houve aumento dos votos brancos, nulos e abstenções.       
                                                  

A pesquisa Ibope revela também que nada menos do que 62% dos eleitores brasileiros dizem que iriam votar mesmo que não fossem obrigados. Esta taxa cresceu 13 pontos em comparação a 2014.

O voto facultativo não seria neutro no Brasil como é nos EUA. Convencer o eleitor a votar é parte do processo. O melhor argumento do governante é não decepcionar quem votou nele.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!