domingo, 10 de fevereiro de 2019

"QUANDO O FIM SE APROXIMA"



Por BADY MONTE LÍBANO

Bom, pelo que puderam notar nos últimos artigos escritos por mim, mudei um pouco o estilo, ou seja, não bem isso, um jornalista e escritor tem lá suas preferências é livre para escrever se expressar, o primeiro convite que recebi da minha doce amiga do O Guardião da Montanha, a qual assina este Blog que hoje caiu no gosto do leitor não somente de Minas Gerais, Brasil e do mundo, o convite era para escrever sobre viagens dando dicas, sugestões, opiniões, mas tinhoso que sou, me aventuro em outras linhas, outros campos, gosto de desafios, um dos motivos é porque decidi passar uma breve temporada no meu apartamento em Miami aqui nos Estados Unidos, não deixando meu amado Brasil.

Acho que já omiti muitas coisas na vida, por motivos de sobrevivência, de convivência ou pura conveniência, às vezes me pego a pensar no homem que fui e no homem que sou hoje, no que já passei, por onde passei essas coisas rotineiras e cotidianas.

Eu gostaria de pedir licença a vocês meus amigos leitores e compartilhar algo muito pessoal, atualmente estou afastado de todas as minhas funções relacionadas a trabalho se é que isto é possível, pois já fiz de um leito de hospital meu gabinete de trabalho, para mim era normal, o susto partia das enfermeiras e equipes médicas.


Pois bem Deus nos coloca anjos sem asas, mas que de certo modo nos fazem voar sem sair do chão, e me sinto um privilegiado de contar com um anjo, ou melhor, dizendo uma anja, que me acompanha, que me auxilia, literalmente cuida de mim.

Ana ou Aninha como costumo chamar, minha editora chefe sempre poupou expor minha vida particular, quando assim eu deixava escapar em meio às palavras algo relacionado à minha saúde, mas imagino que agora neste momento, eu sinta a necessidade de compartilhar o que venho passando, vamos fazer por base que de mil leitores um possa estar passando algo semelhante, parecido ou até mesmo um membro da família, alguém próximo ou conhecido e este simples texto possa ajudar de alguma maneira.

Não tenho a mínima intenção de despertar sentimentos de pena, imagino que seja um dos piores sentimentos que nós seres humanos podemos sentir uns pelos outros, quero apenas relatar algo que venho sentindo nos últimos tempos.

Com uma intimidade de 15 anos juntos, minha enfermeira, ou melhor, minha cuidadora, me fez uma pergunta intrigante, me obrigando a pesar e rever valores que por vezes no meu dia a dia eu deixava passar, a pergunta foi: Por que Deus em sua plena bondade escolheu você para lhe impor uma doença tão terrível, sofrida?

De imediato minha primeira resposta foi dizer a ela um trecho de uma palestra que ouvi do saudoso e querido Padre Léo que dizia: Plantei limões a vida toda como posso colher rosa, se referindo ao fato de estar com câncer em estado terminal sendo fumante a vida toda, coisa que sou também e não me orgulho disso.
Sabendo do sentimento de amor e carinho dela para comigo, pois o amor acontece por empatia, sei lá uma forma de conjunção estelar ou algo parecido, eu imagino que ninguém ama outra pessoa pelo simples fato dela ser educada, tem um bom gosto musical, ser refinada, isso são apenas referências que variam de pessoa para pessoa, acho que o amor surge naturalmente com a convivência, pela paz que o outro lhe trás, ama- se pela maneira de olhar, pela maneira da qual se trata o outro, pelo carinho adquirido, porque no ver o amor é algo espontâneo e gratuito, não se compra e nem se vende.

Eu tive grandes paixões no decorrer da minha vida, não sei até que ponto eu fui ou sou amado, isso é um mistério, mas sempre digo que o importante não é ser amado e sim amar, resumindo eu tive as alegrias, as tristezas, os dissabores do viver, tive meus momentos de comemorações, meus momentos de forte emoções, os ganhos, as perdas, tudo que a vida nos propõe a viver.

Então neste momento de dor para mim, de fragilidade do meu corpo físico, eu não tenho coragem de perguntar a DEUS o por quê? Ou por que eu? Seria um turbilhão de pensamentos, julgamentos, falhas, sucesso, dores e sei lá mais o que!

Por muitas vezes me coloco a pensar que não estou satisfeito com a minha vida, mesmo sendo um privilegiado aos olhos dessa sociedade, e em conversar com outras pessoas, eles me dizem sonhar em ter a minha vida ou algo semelhante.

É muito intrigante isso tudo, somos pequeninos de mais para entender certos desígnios, um exemplo rápido: Uma criança em uma fazenda vê um avião que voa e sonha em voar, mas o piloto desse avião sobrevoa sobre a fazenda e sonha em voltar para casa. Assim gira essa roda gigante chamada loucamente de vida.

Talvez ter dinheiro seja o segredo da felicidade, mas se isso fosse uma realidade os ricos de verdade deveriam andar sem seguranças, carros blindados, andar pelas ruas dançando, sorrindo aos postes e não é essa a realidade que vemos, nas ruas vemos pessoas apressadas, apreensivas, gente pobre, tentando sobreviver a miséria humana.

Se o poder pudesse garantir segurança, às pessoas poderosas seriam livres, teriam ótimos casamentos, a família perfeita, se a beleza e a fama atraem relacionamentos ideais, maravilhosos, as celebridades deveriam ter os melhores e mais duradouros casamentos.

Então se torna difícil entender certas questões ou praticamente impossível, resumo da ópera a minha resposta se resumiu a uma frase.



‘’A vida é uma louca aventura da qual jamais sairemos vivos’’    

Assim é a vida cara leitor, aprecie a sua da melhor forma, aproveitando os segundos, os minutos e os anos, acredite em você, tenha fé independente de religião, faça o bem, fique de olhos abertos a sua plantação, pois a colheita é certa.

Assim me despeço com muito carinho e gratidão!”

BADY MONTE LÍBANO.   Miami- Flórida.
Bady Monte Líbano       
Bady Monte Líbano - Graduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris - França. 

Este é o último texto de nosso articulista Bady Monte Líbano que escrevia aos domingos. 

Ele tinha a leveza e bom-humor na escrita, por que ele era assim.

Muito sério algumas vezes, por exemplo, na matéria que fez para o Guardião: São Thomé das polêmicas 

Mas em outras como: simplesmente Boston,  Líbano e sua históriaBrasil e Paraguay7 de abril é o dia do Jornalista ,ViagemPaz na Síria
                       
Um dia a gente se encontra Bady Monte Líbano  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!