terça-feira, 2 de julho de 2019

Eclipse total do Sol ao vivo


Fonte: O Globo

Eclipse do Sol. Evento único em 2019

O Observatório Europeu do Sul transmite nesta terça-feira, através do Youtube, o eclipse total solar que pode ser observado em regiões do Chile Argentina . Localizado aos pés do deserto do Atacama, o Observatório La Silla foi inaugurado em 1960 e é administrado pela organização europeia. O lugar abriu suas portas para mil convidados assistirem ao fenômeno, considerado o evento astronômico do ano.

No Chile , autoridades locais esperavam que o dia do eclipse atraísse entre 150 e 180 mil forasteiros à área, localizada a cerca de 500 km da capital Santiago. O presidente Sebastián Piñera visitou o observatório antes de se dirigir ao povoado de La Hilguera, próximo de La Silla, que será o ponto central para assistir ao eclipse.”

“— Hoje é um dia muito importante que nós esperamos por muito tempo. O Chile é a capital do mundo em matéria de astronomia. Somos os olhos e os sentidos da humanidade para observar e estudar o Universo.
Normalmente, a região tem 27 mil habitantes. Todas as vagas nos hotéis de Vicuña, La Serena e Coquimbo estão reservadas há meses. O governo calcula que cerca de 100 mil carros se dirijam à região e o movimento nos aeroportos próximos já pode ser sentido.
Pesquisador do Observatório Nacional, Eugênio Reis explica que a localidade reúne características especiais para a observação de fenômenos astronômicos e hoje responde por cerca de 60% de toda a atividade mundial nesta área.
— Estar em um planalto bem acima do nível do mar, onde a pressão atmosférica é menor, favorece muito a observação. Além disso, o Deserto do Atacama faz com que haja menos umidade, o que também é positivo. É claro que o governo chileno deu todos os incentivos para que os observatórios se instalassem ali, mas a localização em um planalto desértico é muito boa”
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!