O módulo de pouso e o robô irão se comunicar com um orbitador, cuja missão deverá durar pelo menos um ano. [Imagem: ISRO] |
Por
Redação
do Site Inovação Tecnológica
Há
mesmo gelo na Lua?
“A
agência espacial indiana (ISRO) lançou com sucesso o foguete
Mk-III, levando a bordo a missão Chandrayaan 2 (Veículo Lunar 2).
Será
a primeira missão a pousar em um dos locais considerados mais
promissores para uma base espacial na Lua, o Polo Sul do satélite,
onde o frio e a escuridão das crateras criam condições para a
existência de gelo de água.
Em
vez de um voo direto, como feito pelas naves da missão Apolo, a nave
indiana ficará circulando a Terra em órbitas cada vez mais abertas,
até ser capturada pela gravidade da Lua, quando então iniciará uma
série de órbitas "de descida" em direção ao seu
destino.
Assim,
em vez de três ou quatro dias de viagem, a Chandrayaan 2 levará
cerca de seis semanas, devendo chegar à Lua em 7 de Setembro.
A
grande vantagem é que isso permitiu o projeto de uma missão
completa pesando menos de 2,5 toneladas, dispensando a grande
quantidade de combustível que seria necessária para frear uma nave
chegando em velocidade mais alta.
Orbitador, veículo de pouso e rover
A
missão envolve três veículos: um orbitador, um veículo de pouso,
chamado Vikram (sobrenome do fundador da ISRO), pesando 1.471 kg, e
um pequeno rover, chamado Pragyan (sabedoria), de 27 kg.
A
expectativa é que o robô ande pelo menos 500 metros durante 14
dias.
Os
experimentos do módulo de pouso e do robô incluem um estudo
detalhado da topografia, sismografia, identificação de minerais e
sua distribuição, composição química da superfície lunar,
características termofísicas do solo superficial e composição da
atmosfera lunar.
Os
resultados mais esperados sem dúvida são os da área de
mineralogia, que incluirão a eventual confirmação da presença de
gelo de água no polo sul da Lua.
Os
instrumentos científicos do orbitador, que deverá funcionar por
pelo menos um ano, realizarão observações de sensoriamento remoto
a partir de uma órbita de 100 km de altitude.”
Fonte:
site inovação tecnológica
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