Foto original foi feita por David Young no estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha — Foto: Reprodução/Bild Zeitung |
"Foto de carro da marca BMW com adesivo escrito 'Fuck you Greta' ('Vá se ferrar, Greta', em tradução livre para o português) tem sido compartilhada como se fosse verdadeira. Mas ela foi manipulada digitalmente. Na verdade, a foto original não tem o adesivo. Carro ficou submerso após intensas chuvas na Alemanha."
Por Gabriela Caesar, G1
"Circula nas redes sociais uma foto de um carro parcialmente submerso na Alemanha com o adesivo "Fuck you Greta" ("Vá se ferrar, Greta", em tradução livre para o português). Ela é #FAKE.
Na verdade, a foto original não tem o adesivo. A imagem foi alterada para acrescentar o xingamento à ativista Greta Thunberg e fazer uma ironia aos críticos do aquecimento global.
O registro da BMW debaixo d'água foi feito pelo fotógrafo David Young, da agência de notícias alemã DPA, sigla para Deutsche Presse-Agentur. A foto também foi publicada no site do jornal "Bild", que fez um registro da catástrofe, com tempestades fortes, nas cidades do país.
Procurado pelo G1, o fotógrafo confirma a autoria da imagem e reforça que ela foi alvo de manipulação digital. "Sim, eu tirei a foto. Não havia adesivo da Greta no carro. Alguém achou que seria engraçado fazer uma piada", afirma Young. Ele conta ainda que a foto foi tirada na cidade Erkrath, que faz parte da região administrativa de Düsseldorf, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha.
Greta Thunberg é uma ativista sueca de 18 anos que ganhou notoriedade fazendo um alerta quanto às mudanças climáticas. Ela foi eleita a personalidade do ano da revista "Time" em 2019 e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza.
Após publicar a montagem no Twitter e ser questionado por outros usuários, o artista Johannes Grenzfurthner fez um post dizendo que o registro, na verdade, era uma "piada".
O boato, porém, foi disseminado e tem sido compartilhado em diferentes idiomas, como português, alemão, holandês e inglês.
Inundações na Europa
Mais de 120 pessoas morreram e milhares estão desaparecidas devido às chuvas dos últimos dias na Europa. Rios transbordaram e causaram grandes estragos, principalmente na Alemanha e na Bélgica. Países vizinhos, como Holanda, França e Luxemburgo, também sofreram danos e têm desaparecidos e mortos.
Mas o país mais afetado é mesmo a Alemanha, onde mais de 100 mortes foram confirmadas e 1,3 mil pessoas estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia, no oeste do país.
É o maior número de mortos em um desastre natural na Alemanha desde 1962 (quando uma enchente no Mar do Norte deixou cerca de 340 mortos) e a maior quantidade de chuva no país em um século.
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, culpou nesta sexta-feira (16) as mudanças climáticas pelas fortes chuvas que atingem o oeste do país.
Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito).
Fonte: G1.com/Fato ou fake
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!