sábado, 5 de outubro de 2024

É muita contradição e incoerência!

Ulisses Guimarães MDB
O candidato à prefeitura de Poços de Caldas, MG Ulisses Guimarães Borges, 35, – MDB, que é veterinário, apesar de seu conhecimento sobre a sensibilidade auditiva dos animais, promove uma carreta na véspera das eleições com o uso de buzinas, músicas de campanha e motos com escapamentos abertos. Cadê o respeito aos animais. É ser por demais incoerente com a causa animal. São como os fogos de artifício para os animais, eles ficam desnorteados!

Essa prática demonstra desrespeito não apenas com os animais, mas também com pessoas mais velhas sensíveis ao barulho. Para muitos, sua atitude contradiz o discurso de cuidado e respeito com os animais e aquelas pessoas que possuem maior sensibilidade ao barulho. 

Com isso ele perdeu muitos eleitores preocupados com o bem-estar de seus pets, quando ele diz que irá montar um hospital veterinário público, com equipamentos e com uma equipe de veterinários graduados. É o que realmente Poços de Caldas necessita. Não apenas Poços de Caldas, mas qualquer município deste país. 

Poços de Caldas possui uma Lei do Silêncio desde 2009, sancionada pelo prefeito Paulo Cesar Silva, mas não é respeitada! 

Relevo é o culpado

E Poços de Caldas como todas as cidades mineiras em função do relevo, que é montanhoso. Isso todas as pessoas devem ter aprendido nas aulas de geografia, no ex-ginásio, atual Ensino Fundamental. 

Como também você deve ter aprendido o que é reverberação e eco, nas aulas de física no 2º grau ou atual Ensino Médio. Lembra? E juntando as duas aulas, a de geografia e de física, sabe-se que em função do relevo montanhoso ocorre a reverberação e o eco em toda Minas Gerais. 

Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a ter a Lei do silêncio!

Em plena ditadura militar, nos anos de chumbo em que havia sido instituído o AI-5Ato Institucional n.º 5, de 1968, aquele que colocou fim a liberdade civil de qualquer cidadão. 

E qualquer cidadã/cidadão, fosse ele um trabalhador(a) ou estudante, era pego, e torturado até a morte. O AI-5 perdurou até 1978, portanto 10 anos, foram chamados Anos de Chumbo, em um regime militar que durou 21 anos

E Minas Gerais em 1974, em pleno, Anos de Chumbo, foi o primeiro Estado do país a ter a Lei do Silêncio decretado pelos militares, que estavam no poder desde o golpe de 1964.  

 

O que é eco e reverberação? 

Por Joab Silas, graduado em Física

O que é eco e reverberação? Trata-se de fenômenos que ocorrem com ondas sonoras e estão relacionados com o tempo de percepção das ondas emitidas e refletidas.

"Eco e reverberação são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. A reverberação é um fenômeno que deve ser evitado em locais onde se deseja executar gravações musicais. O eco, por sua vez, é utilizado na ecolocalização de animais.

Persistência sonora

A persistência sonora é o mínimo intervalo de tempo necessário para que o ouvido humano faça a distinção entre sons emitidos por fontes sonoras diferentes. Caso as ondas sonoras produzidas por fontes distintas atinjam o aparelho auditivo humano em um tempo inferior à persistência sonora, os sons não serão interpretados como de fontes diferentes, mas, sim, como se fossem de uma única fonte. A persistência sonora para o ouvido humano corresponde a 0,1 s.

Eco

Ocorre eco sempre que o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há a nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.

Adotando a velocidade do som no ar como sendo de 340 m/s e sabendo que o tempo mínimo para a ocorrência do eco é de 0,1 s, pode-se determinar o espaço mínimo necessário entre emissor e obstáculo para ocorrer o fenômeno. Da definição de velocidade média, podemos escrever:

O valor do espaço deve ser dobrado, uma vez que o som sai do emissor, vai até o obstáculo, sofre reflexão e retorna à fonte. Assim sendo, a distância mínima para a ocorrência do eco é: observa-se que o espaço mínimo necessário para a ocorrência do eco é de 17 m.

Reverberação

Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. Geralmente, quando são usados espaços como ginásios de esporte para shows ou comícios, por exemplo, tem-se a sensação de uma repetição das palavras, o que acaba por prejudicar a interpretação das mensagens enviadas. 

Esse fenômeno é um clássico exemplo de reverberação. O tempo entre a emissão e a reflexão do som pelas paredes do recinto é inferior a 0,1 s, o que causa a dificuldade de interpretação das ondas sonoras.

Estúdios de gravação musical são elaborados com isolamento acústico a fim de evitar a reverberação, fator que pode atrapalhar o processo de captação tanto de instrumentos como da voz." Fonte: Brasil Escola 

"Na saúde humana o barulho pode causar infartes fulminantes, AVC ou derrames cerebrais, câncer por estresse.

Esgotamento no estoque de energia, surgem, cansaço, irritabilidade, estresse, ansiedade, insônia, falha de memória, falta de concentração, gripe e doenças cardíacas, respiratórias, digestivas e mentais. Além de propiciar problemas auditivos graves e irreversíveis Fonte: Brasil Escola

A falta de concentração pode levar a acidentes no trânsito. A irritabilidade pode desencadear desentendimentos e episódios de violência. O barulho, em suma, tem o poder de reduzir a expectativa de vida." Fonte: Agência Senado

Para saber mais sobre "O que é eco e reverberação?"   

Fonte: Brasil Escola.UOL  

Em São Paulo existem manifestações bastante criativas para diminuir o barulho!

São Paulo, no "deixa que eu empurro", como é conhecido. Monumento das Bandeiras está localizado no Parque do Ibirapuera, em SP, capital, na área que compreende a Praça Armando de Salles Oliveira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!