“Brasileiros gastam, por ano, cerca de R$ 320 milhões no cartão de crédito”
,
Entre as novas regras estabelecidas, o número de tarifas permitidas para o cartão de crédito caiu de 80 para cinco. O pagamento mínimo sobe para 15% da fatura, e será de 20% a partir de dezembro. Além disso, as administradoras terão de informar a taxa efetiva total (juros e outros encargos) no financiamento do saldo devedor.
De acordo com o professor da UFMG e coordenador do Ipead-MG), Wanderley Ramalho, a redução do número de tarifas trará mais transparência, o que permitirá que o consumidor avalie melhor na hora da comprar. “Havia dois anos ou mais aconteceu o mesmo com as tarifas bancárias. O cliente vai saber o que vai pagar”,
O número de tarifas era muito grande e o consumidor não entendia o que estava pagando. Com as novas regras, o consumidor poderá tomar as decisões porque haverá mais segurança. “Ele vai poder comparar preços pelas diversas administradoras de cartões”,
O conceito de juro não é trivial, e o cliente não costuma prestar atenção: “ele presta atenção à prestação, se ela cabe no salário, não percebendo o prejuízo que um juro alto faz no salário”, explicou.
As novas regras são válidas para cartões adquiridos a partir de 1º de junho de 2011. Para os cartões antigos, a nova regra entra em vigor a partir de junho de 2012.
Fonte: G1.com.brNovas Regras para o cartão de Crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!