Apuração dos votos no Brasil Foto: Agência Brasil |
Bem diferente das eleições norteamericanas que ainda estão literalmente, apurando os votos manualmente.
Por Amanda Pupo - Estadão
"Isso tem várias vantagens, como na questão da economicidade, segurança, gerenciamento, e na agilidade", afirmou neste sábado o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino. Segundo Janino, a mudança marca um processo de evolução do sistema. Ele lembrou que antes de a totalização ocorrer nos datacenters dos TREs, o processo ocorreria no âmbito dos cartórios eleitorais, por meio de desktops.
"Temos hoje 2.600 cartórios, então foram reduzidos de 2.600 pontos para 27. E agora estamos reunindo num único ponto", explicou o secretário. Esse sistema foi confirmado como "íntegro e apto" pelo TSE em verificação neste sábado, afirmou Fachin.
Pandemia
O vice-presidente do TSE ainda buscou tranquilizar a população sobre os protocolos de segurança adotados na eleição em razão da pandemia. Por causa da covid-19, a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação, para reduzir aglomerações, e os eleitores só poderão entrar nos locais usando máscara. Além disso, as mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votação.
A pandemia fez com que as eleições 2020 precisassem ser adiadas, já que inicialmente o pleito estava previsto para outubro. A mudança de data foi aprovada pelo Congresso Nacional após uma articulação entre o Parlamento e a Justiça Eleitoral.
Neste sábado, Fachin agradeceu aos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela receptividade. "Enalteço aqui esse diálogo republicano e produtivo que houve com o Parlamento", afirmou o ministro, citando também o auxílio que o tribunal teve de médicos, sanitaristas e outros especialistas para preparar o pleito."
Fonte: Estadão
Excelente! Esclareceu minhas dúvidas. Obrigada.
ResponderExcluir