Delfim Netto foi minisitro da Fazenda durante a ditadura militar
Fonte: UOL
"Morreu na madrugada de hoje (12) o ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento Antônio Delfim Netto, aos 96 anos. Ele estava internado desde o último dia 5 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A assessoria de Delfim não informou a causa da morte. Em nota, diz que ele morreu "em decorrências de complicações no seu quadro de saúde".
Delfim Netto deixa filha e neto. Não haverá velório aberto, e seu enterro será restrito à família…" - Veja mais
Fonte: UOL
Por Ana Lucia Dias
Delfim Netto enquanto ministro da Fazenda e Embaixador na França "retirava 10% para ele da dívida externa do Brasil", em meados da década de 1970. e nos anos seguintes a dívida externa chegou a bilhões de dólares.
Até que o Presidente Lula em seu 2º mandato pagou a dívida externa do Brasil com o FMI.
Delfim também apoiou o AI-5 e sugeriu que as decisões econômicas fossem monocráticas, ou seja, apenas do Ministério da Economia, que decisões sobre a economia do país não transitassem pelo Legislativo federal, como hoje ocorre, haja vista a Reforma Tributária. "Delfim Netto foi o responsável pelo crescente aumento da dívida externa do Brasil na ditadura Militar" de acordo com um documentário exibido na década de 1990; chamado "Dívida Externa", pela TV Cultura, SP.
"Delfim Netto foi uma figura central e influente na economia brasileira, especialmente nas relações com a dívida externa do país durante a década de 1970. Sua atuação nesse contexto pode ser entendida por meio de diversos papéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!