Há mais de 10 anos havia um encontro das Folias de Reis, inclusive da região, na cidade. Mas a memória de uma tradição que encanta a todos está se acabando. A "Estrela do Oriente" é a única Companhia de Reis que ainda sobreviveu e que completou agora em 2013, sete anos. A "Estrela do Oriente" tem algumas normas declaradas pelo seu comandante, capitão Divino: a principal delas é "não se pode beber nem aceitar bebidas alcóolicas durante as visitas à casas da comunidade." É uma festa popular, cultura do povo do lugar, no caso, de São Thomé
.
Quer dizer, a memória de uma festa popular, que encanta a todos está indo embora. É isso não pode acontecer! Os turistas que não veem mais a Folia de Reis, em suas cidades, fotografaram e até filmaram o que para eles é novidade.
Estava prevista a chegada da Companhia de Reis "Estrela do Oriente", entre às 17h30 e 18h30, mas a folia foi chegar às 20h30 em função do sol quente. Enquanto isso, as
pessoas iam chegando e sentando na Praça do Minerador, que pela primeira vez, teve alguma utilidade. Ou então, em frente ao Centro de Eventos, nas muretas do canteiro central.
O Centro de eventos foi enfeitado pelos
filhos do capitão Divino e amigos.
Foram comprados pela "Estrela do
Oriente", 2500 pãezinhos, mais cerca
de 15 quilos de carne moída e diversos
tipos de refrigerantes. Como disse o capitão
disse, nada de álcool.
Com a arrecadação em dinheiro recebida pela Folia de Reis "Estrela do Oriente" que caminhou pelo bairros rurais de São Thomé. Ainda na cidade comemoraram com suas famílias a passagem do ano e foram para estrada. Passaram pelo bairro rural do Pinhal, Baatinga e Cantagalo. Quando voltaram à cidade no Dia de Reis (6) visitaram mais algumas casas e foram para tão esperada chegada no Centro de Eventos de São Thomé.
Assista os melhores momentos da chegada da Companhia de Reis, "Estrela do Oriente" , veja também, uma entrevista que conta como era o encontro de folias de reis em São Thomé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!