Por Johnatan Machado - Advogado, escritório JM Advocacia e Consultoria, pós-graduando em Direito Imobiliário e Direito Notarial e Registral
As demais localidades do País ainda poderão usar os demais índices de correção existentes, como por exemplo o IGP-M, o normalmente usado para reajustar o valor dos alugueis. Mas recomenda-se o uso do IVAR- Índice de variação de Aluguéis Residenciais
O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais do setor. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel.
Metodologia estatística empregada permite a mensuração robusta da variação média dos aluguéis ao longo do tempo, refletindo melhor o cenário - oferta e demanda - do mercado de locação de imóveis residenciais.
O IVAR/FGV passa a integrar em janeiro de 2022 o calendário fixo de divulgação dos índices, indicadores e sondagens do FGV - IBRE."
Lembrando que o IVAR serve para correção do valor dos alugueis RESIDENCIAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!