sábado, 30 de abril de 2022

Minas Gerais destruída!

Por Ana Lúcia Dias     

Nós sabemos que a mineração destrói a natureza. Haja visto Brumadinho e Mariana, ambas em Minas Gerais. Será que não basta a Amazônia ser invadida por garimpeiros? Garimpeiros são mineradores atrás de pedras preciosas. Basta lembrarmos do mercúrio que é utilizado para a extração de ouro e que polui as águas do rio Madeira.

Quem são esses garimpeiros tão desumanos, a ponto de estuprarem uma criança indígena de apenas 12 anos, da tribo Yanomami. A menina morreu em função da violência sofrida. E a violência continua. Enquanto a sociedade brasileira não der um basta nestes governos tanto estadual, como no caso de Minas Gerais, como o Federal que permitiram esses absurdos. 

Somos nós que sustentamos os municípios, estados e país com nossos impostos. Quando um funcionário não se comporta bem, o que fazemos? Mandamos ele embora. É o que precisamos fazer com esses governantes que não respeitam a natureza e nem os seres humanos, quer dizer não respeitam a vida.  

"O megaempreendimento de mineração na Serra do Curral, maior patrimônio paisagístico de BH e região, foi aprovado por conselheiros do COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental –, na madrugada de 30/04/22, após vinte horas de reunião, por 8 x 4 votos!

A reunião já estava esvaziada às 3 horas da manhã, quando 8 conselheiros votaram a favor do projeto. Mais de 280 pessoas haviam se inscrito para se pronunciar e a maior parte não teve a oportunidade de se expressar.

Há diversas irregularidades. A principal delas é que há um processo de tombamento em curso, já aprovado pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artíustico -, o que já configura proteção ao bem. A reunião, além de esvaziada, foi irregular e será contestada na justiça. 

Os conselheiros que votaram para destruir o maior patrimônio de BH em uma madrugada de sábado são:

1-Yuri Rafael de Oliveira Trovão - SEMAD yuri.trovao
2-Rodrigo Ribas - SUPPRI @rud.rudriguim
3-Veronica Ildefonso Cunha Coutinho - SEGOV @ve_coutinho
4-Maria Eugênia de Monteiro de Castro e Siva - SEDE
5-Joana Moraes Rebelo Horta Lopes - SEDESE
6-Paulo Eugênio de Oliveira - CODEMIG @pauloeugeniodeoliveira
7- Claudinei Oliveira Cruz - ANM @claudineicruzoliveira
8- Denise Bernardes Couto - SindExtra @denisecouto
9´- Thiago Rodrigues Cavalcanti - Fiemg @thiagorodriguescavalcanti
10- Carlos Eduardo Orsini Nunes de Lima - SME @carloseduardoorsini

Os INIMIGOS DO MEIO AMBIENTE, responsáveis pela condução atropelada do processo e pelo atraso no tombamento estadual são:

 O governador Romeu Zema

 A secretária de Meio Ambiente Marília Melo

 O secretário de Cultura Leônidas Oliveiras"

Fonte: Movimento socioambientais de Minas Gerais

Área onde será instalado o Completo Minerário Serra do Taquaril, na Serra do Curral — Foto: Lucas Franco/TV Globo


Fonte: G1/ Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!